Notícias
Severino Andrade assume Secretaria Executiva da Educação na PCR
29 de Janeiro de 2021
![]() |
Mais um Gestor Governamental assume cargo estratégico na atual gestão municipal da capital pernambucana. Severino Andrade é o novo Secretário Executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Educação do Recife. Ele vai atuar no desenvolvimento de Planejamento Estratégico, Planejamento Orçamentário e Financeiro, Monitoramento de Metas e Projetos Prioritários e também na coordenação de ações intersetoriais. “Atuarei novamente em benefício das demais áreas da Secretaria de Educação, entendendo nossa função como área meio e a importância de apoiar o trabalho de Gestão de Rede e Pedagógico da Secretaria, essenciais para a melhoria do desempenho da Educação”, afirma.
Para Severino, assim como na gestão estadual, os municípios têm desafios gerenciais imensos e nesse processo os Gestores Governamentais podem fazer toda a diferença. “O aprimoramento de processos relacionados ao orçamento e planejamento são vitais para que a instituição possa elevar sua eficiência e a efetiva capacidade de atendimento às demandas sociais. Os municípios serão certamente beneficiados ao agregar a capacidade gerencial que os gestores governamentais têm demonstrado ao longo dos últimos anos”, analisa. Ainda segundo ele, a carreira chegou rapidamente a um nível impressionante de amadurecimento. “É muito inspirador ver várias pessoas assumindo postos que exigem preparo e responsabilidade. Pessoalmente, acredito que o modelo de gestão precisa ser difundido e isto somente ocorrerá se houver condições para atuação destes profissionais em outros espaços da gestão pública. Precisamos de muito diálogo para encontrar junto ao governo um equilíbrio que permita a disseminação da experiência que deu certo no Estado, cuidando evidentemente para evitar a precarização do trabalho nos órgãos de origem dos Gestores Governamentais”, pondera.
Competência por resultados é reconhecida
Severino Andrade é Gestor Governamental oriundo da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) desde janeiro de 2010. Até dezembro de 2020, atuava como Secretário Executivo de Planejamento e Coordenação na Secretaria de Educação e Esportes, função que exerceu por seis anos. E foi durante este período que a Educação de Pernambuco ficou entre as três melhores do país em todas as edições do IDEB, tendo alcançado o primeiro lugar em 2015.
A Secretaria Executiva na qual atuou participou ativamente de várias realizações, entre elas a criação do Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar, iniciativa premiada no Ranking de Competitividade dos Estados em 2018, tendo gerado economia de aproximadamente R$ 80 milhões por ano, segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento; a reestruturação das Gerências Regionais de Educação (GRE); criação da nova certificação do PROGEPE (Programa de Formação de Gestores Escolares) em EAD. Curso que formou mais de sete mil profissionais da educação e recebeu avaliação positiva de 94% dos participantes; elaboração do Marco Regulatório da Educação Básica, lei que fortalece a atuação do estado na garantia da qualidade da educação básica em todo o sistema educacional e das bases do Programa Educação Integrada, iniciativa pioneira de colaboração com os municípios, incluindo a gestão de parcerias com diversas instituições parceiras da Educação como o BID, Fundação Lemann, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Unicef, Itaú Educação e Trabalho, entre outros.
ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!