Notícias
Fabiana Ramalho aceita o desafio e mais uma vez veste Recife para o Carnaval
10 de Fevereiro de 2020
Quando você for brincar o Carnaval em Recife saiba que todo aquele colorido suspenso, parecendo que o céu está descendo para fazer festa em terras maurícias, foi desenvolvido pela Gerência Geral de Arquitetura da Fundação de Cultura da cidade do Recife, sob o comando da Gestora Governamental Fabiana Ramalho. Fabiana também é responsável por todos os demais palcos e pelas estruturas temporárias, através de projeto arquitetônico e de design e, além disso, toda a cenografia é criada pela equipe da GGOV na prefeitura. São 46 polos de carnaval em toda a cidade. Ela decora Recife para a festa de momo desde o ano passado (2019), obtendo aprovação geral da população. “Foi um grande desafio. Para esse ano, concebemos algo que deixasse as áreas de chão livres, com poucos obstáculos e muitos espaços para que os foliões pudessem se sentir bem confortáveis. Fizemos um reforço na iluminação da ilha do Recife, com o uso de refletores para que todas suas ruas fiquem mais claras e o folião se sinta mais seguro”, explica.
De fato, é um projeto muito criativo e dará uma boa visibilidade aos olhos de quem passar pelas pontes da cidade. “Usamos elementos em 3D e isso deu um grande diferencial na decoração. Iniciamos o trabalho utilizando as quatro pontes de acesso à Ilha de Recife, pois antigamente só se decorava duas delas e, em nosso projeto, trabalhamos todas as portas de entrada para o Carnaval, trabalhadas com pórticos com representatividade dos ritmos de Pernambuco, cada uma com uma expressão diferente”. Fabiana optou por fazer uma decoração mais aérea, permitindo que os espaços ficassem mais livres, considerando que o público da festa vem crescendo anualmente e a decoração evitaria os obstáculos de chão. “Transformamos toda a decoração: a iluminação paisagística e cênica conta com elementos como cordão de fitas e bandeirolas, todos suspensos para que não se criem obstáculos e tenhamos uma rota de passagem ou de fuga mais livre e espaçosa. Assim as pessoas também terão condição de se divertir sem nenhuma interferência”, analisa.
Esse ano o tema desenvolvido pela GGOV é o Circo, a Criança e a Cultura Popular, com todo o brilho do encantamento e alegria circense. “Colocamos os pórticos nos quatro pontos de entrada simbolizando que a partir daquele momento a pessoa estava tendo acesso ao mundo mágico do circo, com os personagens que fazem parte de todo o seu universo de alegria, colorido e magia”. Segundo Fabiana, a iluminação das árvores e os elementos de teto como cordões de bandeirinhas são alusões ao imaginário do circo, a exemplo da iluminação de gambiarra, um elemento lúdico do improviso criativo. Os carnavalescos também vão contar com um espaço suspenso alusivo a uma tenda de picadeiro, na Praça do Arsenal e um colorido no espaço visual composto por árvores com troncos envelopados. Será um efeito bem interessante, garante Fabiana.
Uma releitura do Marco Zero
Fabiana Ramalho também é responsável pelo projeto do palco do Marco Zero, um local imenso transformado agora em um espaço de grande expressão, num projeto de releitura em forma geométrica de lead, feito por Fabiana. “Todo o projeto cenográfico deu um diferencial muito grande ao palco. Foi uma repaginada, uma modernizada radical”. Vale a pena conferir.
“Um GGOV à frente da decoração do carnaval do Recife passa inicialmente por um conhecimento técnico em gestão pública e em processos licitatórios, aliado a um processo criativo, oriundo da minha área de formação (arquitetura e urbanismo), o que garante, através de um planejamento detalhado, melhores resultados, com maior economicidade e otimização dos recursos, assegurando, com isso, o sucesso de uma das maiores manifestações culturais do País, o carnaval da cidade do Recife”, avalia Fabiana.
Quando trabalhava na Secretaria de Administração (SAD), como Gestora Governamental na área de Arquitetura e Patrimônio, Fabiana foi convidada para trabalhar na Prefeitura da Cidade do Recife | PCR para fazer toda a parte de manutenção dos equipamentos culturais (museus, teatros e galerias). Ao assumir, em Janeiro de 2015, ela logo participou dos ciclos culturais da cidade, as grandes festas do Réveillon, São João e Carnaval. “O Carnaval já vinha sendo produzido por nós há um bom tempo (cerca de 12 anos) com o escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira. Ao término dessa parceria, foi quando eu fui convidada, junto com minha equipe, para assumir esse trabalho”, relembra. De fato, nessa época, a GGOV já havia assumido a decoração do Natal (árvore e ciclo natalino) já há uns quatro anos. “Assumi a decoração do Carnaval no ano passado (2019). Foi um grande passo e eu aceitei o desafio, já que é uma responsabilidade muito grande substituir o grande arquiteto Carlos Augusto Lira, com um know how da festa de 12 anos”. Mas, já deu certo, Fabiana.
ComentáriosConfira opiniões e avaliações de clientes!